O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato, o pai da literatura para crianças no Brasil, tem um dia só para ele: dia 18 de abril - aniversário do autor e o Dia Nacional do Livro Infantil.
Antes de Lobato a literatura infantil praticamente não existia no Brasil. Havia tão somente o conto com fundo folclórico, com o tema e a moralidade extraídos da literatura estrangeira. Monteiro Lobato trouxe para a literatura personagens da nossa cultura e misturou elementos conhecidos da cultura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. Estreou na literatura infantil, em 1920, com "A Menina do Narizinho Arrebitado". A partir deste surgiu a série de aventuras que começou com “Reinações de Narizinho” e, tempos depois, a turma do “Sítio do Pica-pau Amarelo”. O escritor descobriu que criança é sensível, inteligente, independente e capaz de formular seu próprio conhecimento.
Monteiro Lobato acompanhou gerações de ávidos pequenos leitores, e nada melhor do que comemorar este dia perpetuando a tradição: leia muito e leia sempre!