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domingo, 9 de janeiro de 2011

A importância da primeira infância.

          Nas últimas décadas, o atendimento voltado para a primeira infância ganhou projeção nas discussões sobre Educação, no Brasil e no mundo. Hoje, a criança é reconhecida como um sujeito de direitos, com necessidades específicas e não mais como um adulto em miniatura. Precisamos entender o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida sob os pontos de vista:

·         Individual, do desenvolvimento físico/orgânico (saúde); individual e social; emocional e afetivo; e cognitivo e linguístico;

·         Familiar, pois a chegada da criança traz sempre mudanças na dinâmica familiar;

·         Social, pois, segundo Vygotsky, o sujeito se constitui na interação com o outro, com o meio, na e pela cultura.

          Não menosprezando os importantes e fundamentais papéis social, afetivo e educativo da família na primeira infância (e em todo o resto da vida da pessoa), um espaço de educação infantil, além de representar outra estrutura que acolhe a infância, constitui-se como importante recurso para o desenvolvimento pleno das habilidades e capacidades de cada cidadão. Na atualidade, a família, nas suas diversas configurações, possui diferentes demandas – sociais econômicas e emocionais – que podem ser atendidas e compartilhadas com esse espaço que hoje se prepara para receber as crianças num ambiente organizado, rico e estimulador. Essa estrutura – creche e pré-escola - traz também grandes impactos na vida e desenvolvimento/crescimento da criança. Os benefícios são rapidamente sentidos durante os anos da Educação Infantil e, em especial, quando ingressa no Ensino Fundamental. Além de desenvolver habilidades sociais, a criança tem a oportunidade de vivenciar, desde muito cedo, situações de aprendizagem que fomentam sua curiosidade, criatividade e interesse pelo mundo à sua volta.
          Entendendo que é necessário criar determinadas condições para o desenvolvimento e crescimento da criança nessa importante fase da vida, os espaços de Educação Infantil passam a ter uma tarefa-desafio que vai além do cotidiano de uma escola, tal como conhecemos nos demais anos de escolaridade da Educação Básica. Na primeira infância, abordar as questões individuais por meio de práticas de saúde, sociais e educativas torna-se a essência das nossas preocupações. Preocupações que se fazem perceptíveis ao reunirmos esforços para oferecer oportunidades sociais e educativas que de fato façam a diferença para a vida de cada uma das nossas crianças.
          O atendimento à primeira infância, portanto, se sustenta em três importantes pilares: construção de interações positivas entre crianças e crianças e adultos; oportunidades de aprendizagem adequadas e pertinentes; saúde, proteção e segurança. Gozando de boa saúde e de interações positivas, a criança usufruirá das oportunidades de aprendizagem que o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) lhe apresentará.


PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. GERÊNCIA ESPECIAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Espaço de Desenvolvimento Infantil - EDI - Modelo Conceitual e Estrutura. Rio de Janeiro, RJ,fev.2010. Disponível em: http://www0.rio.rj.gov.br/sme/downloads/coordenadoriaEducacao/2viaEDI.pdf. Acesso em jan. 2011.    

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