Nosso trabalho, então, foi dividido em quatro eixos, com temas – chave, aprofundando-os durante o período de um bimestre e partimos de perguntas para que os demais assuntos fossem vinculados. Contemplando, sempre, todas as áreas do conhecimento: linguagens oral e escrita, matemática, ciências sociais e naturais, corpo e movimento, música e artes visuais.
Desenvolvendo nossa proposta pedagógica: “CRIANDO LAÇOS, AMPLIANDO ESPAÇO!”, no primeiro bimestre o eixo foi: Quem sou eu?. Assim, de forma lúdica, com ações abrangentes trabalhamos as seguintes propostas: Eu sou..., Meus limites... Minhas dificuldades..., Como é o meu corpo? Toda criança quer... (direito das crianças), Superando limites: individuais, no grupo, no ambiente. Estiveram presentes os assuntos: IDENTIDADE, CORPO, HIGIENE, FAMÍLIA, ESCOLA E PROJETO ÍNDIO, que foram concretizados a partir de desenhos, rodas de conversas, dramatizações, histórias, jogos e brincadeiras, confecção de murais, maquetes, músicas, brincadeiras dirigidas, entre outros. Nossa culminância foi uma exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o período. Tivemos um mural para recados e a comunidade nos encantou com palavras lindas e doces a respeito do trabalho desenvolvido. Neste período, comemorando o Dia Internacional das Mulheres, oferecemos uma palestra sobre a saúde da mulher, espaço aberto para esclarecer várias dúvidas do universo feminino.
No segundo bimestre, trabalhamos o subprojeto: Onde estou? Quem é o mundo? ! Objetivando ampliar as potencialidades dos alunos, desenvolvendo a autonomia, a compreensão da realidade, incentivando a participação e a corresponsabilidade na vida social. Enfatizado a importância da brincadeira e da descoberta para o desenvolvimento infantil, tivemos como foco as abordagens:
- “Se as coisas fossem mães” (A festa das Mães): Evidenciamos o faz de conta, deixando a literatura ganhar espaço e emocionando as mamães com uma linda apresentação para homenageá-las. Nosso objetivo foi valorizar seu papel na vida das crianças e promover reflexões sobre as diferentes dinâmicas familiares pertencentes ao nosso grupo.
- Conhecendo a minha comunidade e o bairro em que estou inserido (Projeto: Conhecendo nossos vizinhos), como ponto de partida desse projeto, fizemos um passeio em nosso entorno, incentivando as crianças a fazerem um estudo de campo, percebendo assim o que está a nossa volta.
- “A bola vai rolar na Ruth Cardoso” (A festa do futebol), nesse ano de Copa do mundo, não podíamos ficar de fora, a temática sobre o evento esportivo foi o cenário desse projeto, dessa maneira, as dúvidas motivaram novas descobertas: onde acontecerá? África do Sul: que lugar é esse? Como fazemos para chegar lá? Onde serão os jogos? Quem está jogando? Como os atletas se preparam? Quem está ganhando? Quem serão os adversários do Brasil? Quais são suas características? Fizemos uma mini copa para os nossos pequenos atletas se divertirem.
- Voando da África do Sul para o Arraia da Ruth Cardoso (A diversidade das festas): A partir da temática da Copa do mundo, incorporamos a nossa festa junina. E trabalhamos as peculiaridades que estão inseridas nesse tema. Nossa Culminância foi uma animada festa, com uma manhã de brincadeiras, um lanche comunitário e apresentações. Foi um sucesso, as crianças ficaram extremamente envolvidas.
No terceiro bimestre trabalhamos o subprojeto: “Sou brasileiro” onde embarcamos em uma viagem pela nossa cultura, conhecendo melhor o nosso país a partir do resgate de nossas histórias, explorando o nosso folclore. As atividades foram desenvolvidas de modo a oferecer às crianças desde o maternal e a pré-escola, a maior amplitude possível de vivências concretas, visto que a abrangência das mesmas facilitará e incentivará novas abordagens relacionadas aos interesses, curiosidades e questionamentos das crianças. Nosso foco foi a produção de novos significados a partir de uma revisita as nossas lendas, parlendas, cantigas, entre outros, por meio de roda de conversa, contação de “causos”, registro coletivo, atividades artísticas e culturais, culinária, músicas e brincadeiras. Nossa culminância foi uma diversificada feira cultural. A comunidade escolar pôde conferir nossa viagem.
No quarto bimestre trabalhamos o subprojeto: “Que mundo eu quero?”, enfatizando a importância de uma relação sadia com a natureza, começando a preservá-la desde cedo. Para isso as abordagens foram: Qual a importância da natureza na minha vida? Ar, água e terra: Qual a nossa relação com esses elementos? Tivemos como norte o seguinte questionamento: Em que posso contribuir para um mundo melhor? Nossa culminância foi uma festa do Natal Sustentável, mostrando que é possível se divertir e ajudar o planeta ao mesmo tempo.
PARABÉNS PELO BLOG.
ResponderExcluirELE DEMONSTRA A QUALIDADE DO NOSSO TRABALHO.
QUE 2011 SEJA MARCADO COM MUITO SUCESSO PARA TODA EQUIPE.
BJKS